O ensino de Geografia nas últimas décadas está passando por um período de transição entre a Geografia Tradicional que é caracterizada pelo método de ensino que supervaloriza a memorização das informações, resultando no afastamento da realidade dos alunos, pela Geografia Renovada que se aproxima da realidade vivida dos alunos, sendo que o conhecimento construído através de debates e de posicionamento diante dos fatos. Como veremos a seguir através das imagens e da tabela:
Geografia Tradicional
Carteiras enfileiras uma atrás da outra, silêncio, controle e avaliações. século XIX
Geografia Renovada
Atividades lúdicas estimulando a aprendizagem.
Tabela:
Ensino | Geografia Tradicional | Geografia Renovada |
Aula | Uso da memorização, não estimula a criticidade do aluno e apóia-se em aulas expositivas. | Uso da interpretação, da interdisciplinaridade e aproxima-se do espaço vivido do aluno. |
Postura | O professor como detentor absoluto do conhecimento. | O conhecimento é construido em conjunto com o aluno. |
Recurso | Pouca renovação dos recursos (quadro, giz, livro didático) | Maior renovação dos recursos (jogos educativos, data show, textos complementares, visita de campo, filmes, imagens) |
Concepção | Dicotomia entre a Geografia Física e a Geografia Humana) | Apóia-se na relação e interatividade entre a Geografia Física e Geografia Humana, havendo possibilidade do aluno se reconhecer como ser social. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário