sábado, 14 de maio de 2011

Geografia Tradicional X Geografia Renovada

O ensino de Geografia nas últimas décadas está passando por um período de transição entre a Geografia Tradicional que é caracterizada pelo método de ensino que supervaloriza a memorização das informações, resultando no afastamento da realidade dos alunos, pela Geografia Renovada que se aproxima da realidade vivida dos alunos, sendo que o conhecimento construído através de debates e de posicionamento diante dos fatos. Como veremos a seguir através das imagens e da tabela:

   Geografia Tradicional


                        Carteiras  enfileiras uma atrás da outra, silêncio, controle e avaliações. século XIX

 
               Resquícios da Geografia Tradicional no século XXI.Carteiras enfileiras uma atrás da outra.




 Geografia Renovada


                                               Crianças em círculos interagindo uma com a outra.



                                                Atividades lúdicas estimulando a aprendizagem.



Tabela:


Ensino

Geografia Tradicional

Geografia Renovada

Aula
Uso da memorização, não estimula a criticidade do aluno e apóia-se em aulas expositivas.
Uso da interpretação, da interdisciplinaridade e aproxima-se do espaço vivido do aluno.
Postura
O professor como detentor absoluto do conhecimento.
O conhecimento é construido  em conjunto com o aluno.
Recurso
Pouca renovação dos recursos (quadro, giz, livro didático)
Maior renovação dos recursos (jogos educativos, data show, textos complementares, visita de campo, filmes, imagens)
Concepção
Dicotomia entre a Geografia Física e a Geografia Humana)
Apóia-se na relação e interatividade entre a Geografia Física e Geografia Humana, havendo possibilidade do aluno se reconhecer como ser social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário