segunda-feira, 16 de maio de 2011

Trabalhando Imagens em Geografia

Desconstrução de Texto

O trabalho com imagens em qualquer nível de ensino  um elemento chave na construção do conhecimento do aluno, essa ferramenta gera um impacto sobre o tema abordado expressando informações antes mesmo da leitura prévia. Dessa forma, o texto a seguir revela de  forma precisa como mesmo pode ser usado a favor de uma melhor aprendizagem.


         Cartaz representando uma desconstrução de texto através de imagens



Trabalhando imagens em Geografia é destinada para alunos do 6º ano, tendo como tempo previsto 2 horários.

Objetivo:
Seu objetivo principal é transmitir uma noção de que trabalhos provinientes de imagens produzem um aprendizado bastante significativo através da interdiciplinaridade promovendo um posicionamento sobre os temas propostos.

Passo a Passo:
  1. O grupo deverá conjutamente elaborar um conceito de Geografia, no cartaz;
  2. Com base no conceito registrado no cataz, selecionar as noticias colocando- as em outra área do cartaz;
  3. Após a seleção das noticias escolher as imagens selecionadas;
  4. Colar, em sequência, as imagens escolhidas elaborando uma breve legenda para cada uma. A ordem das imagens e das legendas devem ser colocadas no cartaz, de modo a conduzir ao conceito escolhido pelo grupo;
  5. Após concluir o cartaz, o grupo deverá escrever um breve relatório fora do mesmo contendo as conclusões desse trabalho;

Matérias necessários para sua confecção são:
Cartolina, revista, cola, tesoura, lápis colorido, durex, e caneta.

Questões:
  • De que modo a mídia divulga conteúdo de interesse geográfico?
A mídia veícula conteúdo de interesse geográfico de acordo com os seus interesses, cabe a nós cidadãos críticos, discernir e abstrair o que ela passa.

  • É possível ler  imagens na pespectiva  teórica da Geografia?
É possível, a partir da análise de imagens pode-se construir conceitos relacionando a temas propostos, e expressar, através do impacto visual, o que ela quer transmitir.

Conclusão:
Essa atividade estimula uma renovação dos recursos didáticos utilizados pelo professor, acarretando numa atividade interdisciplinar, onde enfoca vários eixos geográficos que também pode ser vivenciado pelo aluno. Assim, ssa relação entre o tema e as imagens promovem uma maior assimilação do conteúdo.








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