sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trabalhando com música em Geografia para alunos com necessidades auditivas


A partir da apresentação desse vídeo, o professor deve estimular o aluno com necessidades especiais, em específico auditivo, a desenvolver as informações contidas nele, e posteriormente perpassar para toda a turma incluindo-o no contexto social que lhe foi apresentado. Diante dessa proposta, o aluno com deficiência auditiva absorverá e se posicionará perante o conteúdo exposto, consequentemente, isso desencadeará em uma inclusão não somente para o aluno, mas para toda a turma, como veremos a seguir:
   
Nome da música: Deus e eu no sertão.
  
Link: http://www.youtube.com/watch?v=5IrVdMMptQc


Objetivos:
-Compreender a importância da língua em Libras para inserção do surdo na sociedade;
-Criar um ambiente propício às aulas de Libras, onde às crianças tenham prazer em aprender o conteúdo geográfico.
 
Série destinada: 6º ano

Tempo previsto: duas aulas

A música retrata a vida no campo, mostrando como as pessoas vivem seus hábitos, costumes, a sua paisagem (fig.1). A partir dessa análise, o professor poderá abordar a vida na cidade (fig.2), através de imagens introduzindo, assim, um assunto que tem íntima ligação com a zona rural, sendo que logo após pode explorar as suas diferenças e semelhanças (fig. 3), e os fatores que acarretam no domínio e exploração da zona urbana sobre a rural (fig.4).

                                                Fig. 1. Zona rural – vida mais calma.

                                                     Fig. 2. Zona Urbana – vida mais agitada.



                                        Fig. 3. Diferença entre a zona rural e urbana.

                            Fig. 4. Exploração da mão-de-obra do camponês.


Esta seqüência didática propõe ao aluno como deficiência auditiva a observação dos elementos que compõe a paisagem do campo e da cidade por meio de música e fotografias, assim como a sua representação pelos alunos, por meio de desenhos, painéis ilustrados. Com isso, eles poderão questionar, indagar e formular explicações sobre fenômenos e acontecimentos e refletir sobre variados aspectos de sua realidade cotidiana.

Aprendendo Geografia com jogos virtuais

Batalha Naval

O Jogo Batalha Naval é de fácil manipulação podendo ser utilizado tanto por criança quanto por adultos que passam a adquirir planejamentos e tática para a localização exata do navio do adversário, sendo um excelente recurso para estimular a aprendizagem de noções geográficas, como se observa logo abaixo:


                    
Disponível em: http://www.coquetel.com.br/jogar.php?id=9633




 
Este jogo possibilita trabalhar com as coordenadas geográficas – paralelos e meridianos, tendo uma conexão com a acomodação do plano cartesiano (noções geográficas) com as embarcações nos planos horizontal (latitude) e vertical (longitude). Dessa forma, podem-se apresentar noções de localização e a sua influência nas questões político-administrativas 

Objetivos:
Após esta atividade o aluno estará apto a:
- Entender as definições de latitude e longitude;
- Saber localizar-se com essas coordenadas;
- Entender a relação entre longitude e tempo.

Série destinada: 1º ano

Tempo previsto: uma aula.

O que a localização tem a ver com o jogo?
A localização na superfície terrestre faz-se com o uso das coordenadas geográficas, isto é, definindo-se sua latitude e longitude. A definição de um objeto no jogo Batalha Naval requer estratégia e planejamento, onde indicará a intersecção entre elas, reduzindo-se a idéia básica do conceito de coordenadas, determinando a posição de um ponto por meio de números ou símbolos para que alcance o objetivo desejado que é afundar o navio do oponente.

O jogo tem a ver com a Geografia?
O jogo Batalha Naval está relacionado com a Geografia em amplos sentidos, pois ele utiliza noções geográficas como conteúdo ligado a Cartografia (fig.1), Latitude (fig.2) e Longitude (fig.3)




                 Fig. 1. Jogo Batalha Naval relacionada à Cartografia.

 

                        Fig.2. Jogo Batalha Naval relacionada à Latitude.





                          Fig.3. Jogo Batalha Naval relacionado à Longitude


 Para que serve a Geografia?
A Geografia serve para determinação das características dos lugares, dos fenômenos e dos acontecimentos que ocorrem e evoluem à superfície da Terra, enfim para a localização desses eventos. Para além de ser uma disciplina de cultura e conhecimentos geográficos, é uma ciência interveniente na educação para a cidadania, saúde, localização, ambiente e para a diferença, permitindo o conhecimento da realidade social, econômica, cultural e ambiental num mundo em que as distâncias são cada vez menores e a sua atualização mais necessária.