Palavras Cruzadas
As dinâmicas são consideradas como um instrumento educacional facilitador da aprendizagem, sendo uma opção lúdica para dinamizar a relação ensino/aprendizagem atraindo o aluno à sala de aula, como também transforma um conteúdo até então difícil, em um conteúdo atrativo e simples. Nesse enfoque, as Palavras Cruzadas se adéquam muito bem, pois possibilita que os alunos participem de um ambiente ativo, explorando e exaltando seus conhecimentos cognitivos. Assim, a seguir encontra-se o passo a passo para a construção dessa dinâmica e o seu objetivo pedagógico:
Objetivo:
Promover o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir de atividades lúdicas que propiciem uma maior e melhor interatividade, auxiliando na sua criatividade e em seu desempenho.
Série destinada: 5º ano.
Tempo previsto: uma aula.
Passo a Passo:
- Primeiro: deve-se escolher o assunto a ser abordado, nesse caso, vamos trabalhar com a divisão Política Administrativas do Brasil, e explanaremos os Estados brasileiros e suas perspectivas capitais;
-Segundo: crie no Word uma tabela e poste de forma aleatória (sentido horizontal, vertical, cruzada) alguns Estados brasileiros;
Tabela 1
| | A | L | A | G | O | A | S | | | | | | | | | | | | |
| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
| | | | | | | | | | | | S | | | | | | | R | |
| | | | | | | | | | | | | E | | | | | | I | |
| | | S | Ã | O | P | A | U | L | O | | | | R | | | | | O | |
R | | | | | | | | | | | | | | | G | | | | D | |
O | | | | | | | | | | | | | | | | I | | | E | |
R | | | | | | | | | | | | | | | | | P | | J | |
A | | S | A | N | T | A | C | A | T | A | R | I | N | A | | | | E | A | |
I | | | M | | | | | | | | | | O | | | | | | N | |
M | | | A | | | | | | | | | S | | | | | | | E | |
A | | | Z | | | | | | | | S | | | | | | | | I | |
| | | O | | | | | | | O | | | | | | | | | R | |
| | | N | | | | P | E | R | N | A | M | B | U | C | O | | | O | S |
| | | A | | | | | G | | | | | | | | | | | | Á |
| | | S | | | | O | | | | | | | | | | | | | I |
| | | | | | T | | | | | | | | | | | | | | O |
| | | | | A | | | | | | | | | | | | | | | G |
| | | | M | | | | E | S | P | Í | T | O | S | A | N | T | O | | |
A | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
I | | | | | | | | | E | | | | | | | | | | | |
H | | | | | | | | R | | | | P | A | R | A | N | Á | | | |
A | | | | | | | C | | | | | | | | | | | | | |
B | | | | | | A | | | | | | | C | E | A | R | Á | | | |
-Terceiro: preencha os espaços vazios com letras aleatórias;
Tabela 2
B | C | A | L | A | G | O | A | S | Q | E | T | D | F | G | H | X | C | B | A | T |
C | A | F | H | K | L | P | T | O | C | F | J | N | M | I | G | O | E | R | U | I |
G | G | J | I | S | A | F | U | I | O | U | T | S | I | O | P | U | O | A | R | U |
A | H | F | O | R | T | A | L | T | F | A | F | I | E | J | O | L | L | D | I | E |
S | T | G | S | Ã | O | P | A | U | L | O | T | U | I | R | H | U | L | Q | O | A |
R | R | U | R | H | J | K | O | P | U | A | S | D | A | D | G | A | A | S | D | E |
O | S | A | D | R | T | A | S | S | D | A | C | M | V | B | N | I | A | U | E | T |
R | R | L | G | J | K | L | R | C | A | E | R | R | A | E | I | U | p | I | J | R |
A | O | S | A | N | T | A | C | A | T | A | R | I | N | A | E | E | Y | E | A | R |
I | U | O | M | T | F | A | E | R | W | E | Q | U | O | O | P | L | G | H | N | F |
M | B | I | A | E | A | R | E | E | F | G | H | S | U | I | I | M | A | O | E | U |
A | V | O | Z | A | R | F | G | F | H | I | S | O | I | U | A | J | E | O | I | I |
S | C | A | O | H | J | J | I | O | P | O | T | T | U | I | O | P | L | U | R | O |
A | X | I | N | Q | F | G | P | E | R | N | A | M | B | U | C | O | O | H | O | S |
N | M | K | A | Q | R | E | E | G | O | U | I | O | L | M | N | O | S | M | L | Á |
L | V | H | S | A | S | O | O | E | A | R | R | E | S | C | V | N | N | N | P | I |
U | B | N | A | D | C | T | B | N | P | E | P | K | L | I | B | N | C | A | S | O |
Q | N | W | R | Y | A | Y | U | O | P | P | L | M | I | N | I | O | A | S | G | G |
U | J | Q | E | M | A | R | O | E | S | P | Í | T | O | S | A | N | T | O | P | O |
A | L | A | P | I | A | T | D | A | S | R | E | A | D | F | M | N | M | O | Ç | P |
I | R | A | P | N | M | O | V | V | E | Q | E | R | T | U | I | O | P | D | U | Ç |
H | O | Y | W | D | R | T | C | R | | E | U | I | A | R | A | N | Á | P | A | O |
A | I | P | L | A | S | B | C | L | P | O | F | F | E | T | U | I | O | O | P | U |
B | F | T | A | X | Z | A | N | I | O | B | I | O | C | E | A | R | Á | J | I | T |
Metodologia:
- Com o assunto previamente abordado, leve a tabela para a turma e distribua-a uma para cada aluno ou se preferir forme duplas;
- Distribua dicas para os alunos como:
São Estados brasileiros, 3 Estados do Norte, 5 Estados do Nordeste, 2 Estados do Sul, 3 Estados do Sudeste, 2 Estados do Centro-Oeste;
- Logo após ter encontrado os 15 Estados brasileiros, peça para os alunos organizarem por região e apresentarem suas devidas capitais enfocando uma característica sobre a mesma, como por exemplo: se possui um grande complexo industrial, caracterizando o porquê da sua instalação nesse local.
Conclusão:
Esta atividade aguça o desafio e a curiosidade dos alunos promovendo uma relação de ensino/aprendizagem dos assuntos de Geografia, possuindo uma função estritamente pedagógica, numa perspectiva de aprender os conteúdos de maneira mais prazerosa, de forma que contribua para despertar a atenção, criatividade e imaginação dos educando.
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