sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dinâmica: uma ferramenta para o ensino de Geografia

Palavras Cruzadas

As dinâmicas são consideradas como um instrumento educacional facilitador da aprendizagem, sendo uma opção lúdica para dinamizar a relação ensino/aprendizagem atraindo o aluno à sala de aula, como também transforma um conteúdo até então difícil, em um conteúdo atrativo e simples. Nesse enfoque, as Palavras Cruzadas se adéquam muito bem, pois possibilita que os alunos participem de um ambiente ativo, explorando e exaltando seus conhecimentos cognitivos. Assim, a seguir encontra-se o passo a passo para a construção dessa dinâmica e o seu objetivo pedagógico:

Objetivo:
Promover o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir de atividades lúdicas que propiciem uma maior e melhor interatividade, auxiliando na sua criatividade e em seu desempenho.

Série destinada: 5º ano.

Tempo previsto: uma aula.

Passo a Passo:
- Primeiro: deve-se escolher o assunto a ser abordado, nesse caso, vamos trabalhar com a divisão Política Administrativas do Brasil, e explanaremos os Estados brasileiros e suas perspectivas capitais;  
-Segundo: crie no Word uma tabela e poste de forma aleatória (sentido horizontal, vertical, cruzada) alguns Estados brasileiros;

Tabela 1



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-Terceiro: preencha os espaços vazios com letras aleatórias;


Tabela 2

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Metodologia:
- Com o assunto previamente abordado, leve a tabela para a turma e distribua-a uma para cada aluno ou se preferir forme duplas;
- Distribua dicas para os alunos como:
São Estados brasileiros, 3 Estados do Norte, 5 Estados do Nordeste, 2 Estados do Sul, 3 Estados do Sudeste, 2 Estados do Centro-Oeste;
- Logo após ter encontrado os 15 Estados brasileiros, peça para os alunos organizarem por região e apresentarem suas devidas capitais enfocando uma característica sobre a mesma, como por exemplo: se possui um grande complexo industrial, caracterizando o porquê da sua instalação nesse local.

Conclusão:
Esta atividade aguça o desafio e a curiosidade dos alunos promovendo uma relação de ensino/aprendizagem dos assuntos de Geografia, possuindo uma função estritamente pedagógica, numa perspectiva de aprender os conteúdos de maneira mais prazerosa, de forma que contribua para despertar a atenção, criatividade e imaginação dos educando.

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