Batalha Naval
O Jogo Batalha Naval é de fácil manipulação podendo ser utilizado tanto por criança quanto por adultos que passam a adquirir planejamentos e tática para a localização exata do navio do adversário, sendo um excelente recurso para estimular a aprendizagem de noções geográficas, como se observa logo abaixo:
Este jogo possibilita trabalhar com as coordenadas geográficas – paralelos e meridianos, tendo uma conexão com a acomodação do plano cartesiano (noções geográficas) com as embarcações nos planos horizontal (latitude) e vertical (longitude). Dessa forma, podem-se apresentar noções de localização e a sua influência nas questões político-administrativas
Objetivos:
Após esta atividade o aluno estará apto a:
- Entender as definições de latitude e longitude;
- Saber localizar-se com essas coordenadas;
- Entender a relação entre longitude e tempo.
- Entender as definições de latitude e longitude;
- Saber localizar-se com essas coordenadas;
- Entender a relação entre longitude e tempo.
Série destinada: 1º ano
Tempo previsto: uma aula.
O que a localização tem a ver com o jogo?
A localização na superfície terrestre faz-se com o uso das coordenadas geográficas, isto é, definindo-se sua latitude e longitude. A definição de um objeto no jogo Batalha Naval requer estratégia e planejamento, onde indicará a intersecção entre elas, reduzindo-se a idéia básica do conceito de coordenadas, determinando a posição de um ponto por meio de números ou símbolos para que alcance o objetivo desejado que é afundar o navio do oponente.
O jogo tem a ver com a Geografia?
O jogo Batalha Naval está relacionado com a Geografia em amplos sentidos, pois ele utiliza noções geográficas como conteúdo ligado a Cartografia (fig.1), Latitude (fig.2) e Longitude (fig.3)
Fig. 1. Jogo Batalha Naval relacionada à Cartografia.
Fig.2. Jogo Batalha Naval relacionada à Latitude.
Fig.3. Jogo Batalha Naval relacionado à Longitude
Para que serve a Geografia?
A Geografia serve para determinação das características dos lugares, dos fenômenos e dos acontecimentos que ocorrem e evoluem à superfície da Terra, enfim para a localização desses eventos. Para além de ser uma disciplina de cultura e conhecimentos geográficos, é uma ciência interveniente na educação para a cidadania, saúde, localização, ambiente e para a diferença, permitindo o conhecimento da realidade social, econômica, cultural e ambiental num mundo em que as distâncias são cada vez menores e a sua atualização mais necessária.
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