quinta-feira, 7 de julho de 2011

Charge Educativa

A charge é uma crônica humorística que tem um caráter crítico provocando o hilário, cujo efeito é conseguido por meio do exagero, é um valioso recurso didático-pedagógico podendo ser facilmente utilizado em salas de aula no decorrer do processo ensino-aprendizagem, no sentido de estimular as capacidades cognitivas dos alunos atribuindo-lhe sentidos sociais e ideológicos a partir das inferências que este pode realizar de acordo com seu conhecimento. Como veremos a seguir: 

                            Charge relacionada com a Floresta Amazônica.  


Objetivo:
- Promover uma reflexão sobre a utilização da charge como apoio pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, através de uma análise interpretativa, a fim de tornar os alunos capazes de edificar uma análise geográfica a partir das atribuições de suas imagens. 

Série: 7º ano

Tempo previsto: 50 minutos

A partir dessa charge pode-se trabalhar:
1º - As observações que os alunos puderam realizar a partir da visualização;
2º - As causas e posteriormente as conseqüências da devastação da Floresta Amazônica;
3º - As relações de poder e interesses políticos que estão relacionados com o desmatamento desse bioma;
4º - E de quem é a Amazônia.

Dessa forma, a elaboração de aulas mais dinâmicas e atrativas que proporcionem um maior interesse dos alunos sobre o conteúdo aplicado é de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o uso de recursos didático como as charges constituem uma fonte de informação e cultura, sendo uma solução prática para a dinamização das atividades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário