O livro paradidático é um recurso indispensável dentro do espaço escolar, criando condições para um conhecimento maior da realidade e uma reflexão crítica dos acontecimentos, cruzando os caminhos dos livros didáticos enriquecendo-o de uma forma mais lúdica, assim, o docente pode utilizá-lo como suporte para planejar suas aulas, elaborar atividades, selecionar questões, ampliar seus conhecimentos, como podemos analisar a seguir na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz:
O Quinze é classificado como romance regionalista de temática social, tendo como tema as conseqüências da grande seca no Estado de Ceará em 1915, retratando a esperança, a fome, o milagre, a morte, a separação e a fé em Deus de que um dia chuvoso irá melhorar a vida de muitos retirantes sofredores, onde corre duas historias paralelas, uma envolvendo a família de Vicente e a outra envolvendo a vida de Conceição, as duas histórias reforçando a tristeza e conseqüências da situação que a seca causou, compõe-se de 26 capítulos, sem títulos, enumerados.
Objetivo:
Analisar a dinâmica das aulas através dos livros paradidáticos, intensificando as relações professor-aluno e aluno-aluno visando estimular a aprendizagem, incorporando novas atitudes e comportamentos nos discentes diante da temática exposta.
Série destinada: 9º ano.
Tempo Previsto: 2 aulas
A primeira etapa do livro destaca o pioneirismo na luta da mulher por mais espaço na sociedade, não se sujeitando aos dogmas impostos daquela época. Nesse enfoque, pode-se analisar: os seus desafios a serem enfrentados pela comunidade feminina, a não abdicação a cultura machista e o espaço que elas adquiriram não só no mercado de trabalho, como podemos observar nas figuras 1 e 2.
E na segunda etapa do livro analisa a migração, a seca, a fome e a morte que enfrentaram à procura de uma vida melhor na capital. Diante disso, pode-se trabalhar: os problemas condicionados pela seca, a esterilização da terra e do homem, a migração e posteriormente as suas conseqüências, como observa-se nas figuras 3 e 4.
Dessa forma, a utilização de livros paradidáticos em sala de aula serve de instrumento para um trabalho educativo de qualidade, desenvolvendo valores éticos e morais nos alunos, trazendo discussões acerca de fatos que acontecem no nosso cotidiano, fazendo com que repensem suas atitudes com os colegas, professores e família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário