A partir da apresentação desse vídeo, o professor deve estimular o aluno com necessidades especiais, em específico auditivo, a desenvolver as informações contidas nele, e posteriormente perpassar para toda a turma incluindo-o no contexto social que lhe foi apresentado. Diante dessa proposta, o aluno com deficiência auditiva absorverá e se posicionará perante o conteúdo exposto, consequentemente, isso desencadeará em uma inclusão não somente para o aluno, mas para toda a turma, como veremos a seguir:
Nome da música: Deus e eu no sertão.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=5IrVdMMptQc
Objetivos:
-Compreender a importância da língua em Libras para inserção do surdo na sociedade;
-Criar um ambiente propício às aulas de Libras, onde às crianças tenham prazer em aprender o conteúdo geográfico.
Série destinada: 6º ano
Tempo previsto: duas aulas
A música retrata a vida no campo, mostrando como as pessoas vivem seus hábitos, costumes, a sua paisagem (fig.1). A partir dessa análise, o professor poderá abordar a vida na cidade (fig.2), através de imagens introduzindo, assim, um assunto que tem íntima ligação com a zona rural, sendo que logo após pode explorar as suas diferenças e semelhanças (fig. 3), e os fatores que acarretam no domínio e exploração da zona urbana sobre a rural (fig.4).
Fig. 1. Zona rural – vida mais calma.
Fig. 2. Zona Urbana – vida mais agitada.
Fig. 3. Diferença entre a zona rural e urbana.
Fig. 4. Exploração da mão-de-obra do camponês.
Esta seqüência didática propõe ao aluno como deficiência auditiva a observação dos elementos que compõe a paisagem do campo e da cidade por meio de música e fotografias, assim como a sua representação pelos alunos, por meio de desenhos, painéis ilustrados. Com isso, eles poderão questionar, indagar e formular explicações sobre fenômenos e acontecimentos e refletir sobre variados aspectos de sua realidade cotidiana.